A primeira sessão de um ciclo de seminários, no âmbito da Pós-Graduação em Gestão do Turismo e Hotelaria, foi dedicada ao debate sobre o estado atual e o futuro do setor hoteleiro português.
Nesta sessão, em formato híbrido, realizada no dia 18 de novembro, Filipa Vinha, alumna da Porto Business School, e André Romeiro refletiram sobre as tendências, desafios e oportunidades para recomeçar depois da crise económica infligida pela pandemia.
Neste último ano e meio a Hotelaria, um setor apaixonante, enfrentou grandes desafios: desde a paralisação dos aviões, passando pela redução drásticas das taxas de ocupação e a adaptação das experiências desenhadas para os clientes às regras sanitárias para mitigar o risco de contágio.
Este ano e meio trouxe ao Turismo e à Hotelaria a urgência da reinvenção. E este foi o mote da primeira sessão do ciclo de seminários temáticos promovidos pela Pós-Graduação em Gestão do Turismo e Hotelaria intitulada “Seminário: Hotelaria virada do avesso”.
Esta sessão contou com a participação de Filipa Vinha, Partner da Milestones e da We Love Small Hotels e Alumna de MBA da Porto Business School, e André Romeiro, proprietário do Hotel Rural Monte do Alento e da Consultora Alento Business Services; e autores do livro “Turnaround em Hotelaria: Recomeçar – Oportunidades e Tendências depois da Crise”.
Nesta primeira sessão os dois autores partilharam uma ideia muito concreta: está tudo virado do avesso. Filipa Vinha recorda que as estruturas hoteleiras de grandes dimensões tornaram-se muito pesadas durante a pandemia. “As estruturas mais familiares, como o turismo rural, que não teriam índices de rentabilidade muito elevados antes da pandemia, tornaram-se mais ágeis, mais rápidas na mudança e são capazes de criar experiências únicas e diferenciadoras”, acrescenta.
Isto significa que a pandemia virou tudo do avesso e os produtos tradicionalmente mais rentáveis são atualmente os menos rentáveis.
André Romeiro, recordando as palavras de Simon Sinek, partilha que, por vezes, confundimos intensidade com consistência. E qualquer processo de gestão exige consistência. O modelo de gestão “turnaround”, para o qual a consistência é chave, é acima de tudo, um modelo de transição que visa apoiar os profissionais da hotelaria a repensar a recuperação do setor em Portugal.
Este modelo assume-se uma ferramenta de trabalho, para a qual a consistência é fundamental, e que assenta em três vetores: Pessoas (“People”), Propósito (“Purpose”) e Performance.
O vetor Pessoas inclui os colaboradores e os clientes e neste contexto é essencial repensar o ambiente do hotel e a disposição do serviço. Este vetor é o ponto de partida – sem pessoas (colaboradores e clientes) não há negócio.
Repensar o Propósito significa pensar na missão da Organização como um todo; é essencial garantir a compreensão coletiva sobre o que queremos fazer, como e onde queremos chegar.
Todos os modelos devem incluir a Performance, porque é indispensável avaliar se o que estamos a fazer realmente funciona e fazer os ajustes necessários. Neste contexto é vital aferir a excelência do serviço, a satisfação dos clientes e dos colaboradores.
Uma gestão ágil, vertical, planeada e íntegra é uma gestão competente e é a única capaz de transpor processos de turnaround. As equipas de gestão ágeis, mais disruptivas e capazes de compreender rapidamente o setor sem perder a perspetiva serão capazes de se adaptar e prosperar nesta nova realidade.
A pandemia virou tudo do avesso e os próprios clientes mudaram e não vão voltar atrás. Nesta nova realidade os profissionais de hotelaria vão ter de superar um grande desafio. Para Filipa Vinha e André Romeiro, esse desafio passa por “compreender que haverá um novo turismo, mais sustentável, mais tecnológico, mas também mais humano”.
Para Filipa Vinha e André Romeiro, “ético, ecológico, biológico, sustentável, humano, experiencial, autêntico, entre tantas outras que foram apontadas no livro” vão passar a integrar o vocabulário e as “check lists” dos consumidores no momento de planear os seus momentos de lazer.
Esperamos, assim, um admirável mundo novo!