Grupo Proef junta-se ao grupo de 38 empresas associadas da Porto Business School. O espírito empreendedor que define ambas as entidades foi um elemento-chave para a escolha da Porto Business School como a parceira para acompanhar o projeto de desenvolvimento e transformação que a empresa está a viver.
Com mais de 35 anos de experiência, o grupo Proef é constituído por mais de 25 empresas, que apresentam produtos e serviços integrados que cobrem toda a cadeia de valor nos setores de Telecom, Power, Cities & Territories e Corporate.
Ana Peneda, Diretora de Recursos Humanos do Grupo Proef, explica as motivações e os benefícios em juntar-se à rede de empresas associadas da Porto Business School.
[PBS] O que levou a Proef a querer fazer parte da Porto Business School?
Estamos a viver um momento particular da Proef e da estratégia definida para o rumo do grupo. É um momento de reposicionamento, de disrupção, de reorganização e foco. E este é um itinerário que tem de ser feito de forma coerente e integrada, sistémica, que tem necessariamente de passar também pelo investimento nas nossas Pessoas e pela interação e integração com todo um ecossistema que permitirá promover e reforçar o trajeto desenhado de desenvolvimento, empreendedorismo, inovação e transformação.
A Porto Business School emerge neste panorama como uma parceria totalmente acertada para este projeto de desenvolvimento e transformação.
[PBS] Como é que a Proef encara o desenvolvimento dos seus quadros e o desenvolvimento de talento?
Como uma prioridade. Temos vindo a traçar um percurso de colocar as ‘Pessoas Proef no centro’, de identificar as nossas ‘key People’ e de criar as condições para o seu desenvolvimento no seio da Proef.
O nosso plano estratégico, estruturado em torno de um conjunto de eixos, incorpora o vetor “Empower our People” e, neste âmbito, temos como objetivos estratégicos centrais aspetos como ‘Retention’, ‘Leadership Drive’, ‘Performance & Reward’ e ‘Employee Engagement’.
Por mais lugar comum que possa parecer, assinamos este eixo estratégico com a máxima “People are the key to success” e acreditamos nela. São as nossas Pessoas que nos levarão a desenhar o caminho e a concretizar a estratégia, que identificarão connosco desafios futuros, que procurarão novas opções de negócio, novas soluções… Como tal, o investimento no seu desenvolvimento é uma prioridade e uma necessidade e, seguramente, um investimento de onde resultará retorno para a Proef.
[PBS] Quais os desafios que a Proef enfrenta?
São inúmeros. Desde logo, atuamos em áreas de negócio em constante mudança e inovação, pelo que um dos principais desafios passa pela capacidade de adaptação e de antecipação.
Como grupo, definimos um objetivo claro de integração do nosso portfolio, de identificação de parcerias estratégicas, que nos permitam uma resposta global às necessidades do nosso cliente e um delivery de soluções integradas, conectando os vários ecossistemas de forma inteligente.
Enfrentamos igualmente um desafio de consolidação do nosso caminho de internacionalização, em diferentes mercados, de diferentes continentes, com desafios diferentes.
E temos ainda, obviamente, como primordial o repto de colocarmos as Pessoas Proef no centro de toda esta estratégia e desafios.