As grandes empresas nacionais têm desempenhado um papel determinante na promoção do conhecimento e inovação.
Em 2019, as empresas que mais investiram em I&D foram: NOS, Altice, Bial, Millennium BCP, Bosch e Sonae; cinco das quais associadas da Porto Business School. Esta informação é avançada na edição preliminar do relatório “Startup & Entrepreneurial Ecosystem Report, Portugal 2021”.
A importância das startups no tecido empresarial é já incontornável e as vantagens deste tipo de investimento já não são um mistério. Cada vez mais as grandes empresas apoiam as startups.
Duas das iniciativas locais para apoiar o empreendedorismo nacional são lideradas por empresas associadas da Porto Business School. A EDP é quem investe o maior valor em startups das áreas alinhadas com os negócios do Grupo, tais como, a inovação, mobilidade elétrica e redes inteligentes. A Bial aposta em I&D, procurando startups com ideias que pretendam testar e desenvolver produtos de base tecnológica.
As três grandes empresas que se destacam no investimento em startups são também associadas da Porto Business School. A Galp convida as startups e empresas de tecnologia a apresentarem soluções, com vista à descentralização da produção de energia e autoconsumo. A Sonae, por meio da Bright Pixel, colabora com startups na área da tecnologia para retalho, integrando o Consórcio europeu Reach, com um orçamento total de 3,5M€. E a NOS lançou um fundo de investimento de 10M€ para estimular a I&D na área da utilização do 5G pela comunidade de empreendedores em Portugal.
Portugal está no radar das grandes multinacionais. Aproximadamente 140 empresas instalaram 158 centrais de serviço no nosso país e 92% destas empresas são estrangeiras. Estas empresas, entre as quais, a Bosch, a Google, a Natixis e a Siemens, contribuem para o crescimento da nossa economia e dinamização da inovação.
Numa economia cada vez mais volátil e em contante mudança, o empreendedorismo é fundamental para uma recuperação económica mais rápida e para um ecossistema empresarial globalmente mais competitivo.