A Eurekathon, promovida pela Porto Business School, LTPLabs e NOS, é uma iniciativa que recorre ao uso de dados para promover soluções que contribuam para um mundo melhor.
O tema desta terceira edição é “Challenging Data for Sustainable Cities”, com o objetivo de encontrar soluções para a otimização dos espaços urbanos, dinamizando a criação de cidades mais inteligentes e sustentáveis.
A competição, que conta com a parceria da Câmara Municipal de Matosinhos e do CEiiA, vai realizar-se virtualmente entre os dias 12 e 14 de novembro através de uma plataforma desenvolvida para o evento. No dia 20 de novembro os finalistas irão apresentar os seus projetos que serão avaliados por um júri.
Durante a competição as equipas poderão contar com o apoio de mentores e aceder a uma variedade de dados sobre o comportamento humano. Com base nestes dados os participantes poderão criar análises, ferramentas e modelos com vista à resolução do desafio da 3ª edição da Eurekathon.
Os participantes da Eurekathon terão ainda acesso a atividades complementares, entre as quais, momentos de interação com especialistas em Data Science e Smart Cities, e momentos de networking online.
Considerando o impacto potencial, o nível de inovação e a profundidade analítica dos projetos, o júri vai premiar três equipas. Posteriormente os resultados destes três projetos serão partilhados e debatidos com a Autarquia de Matosinhos.
Recorde-se que as edições anteriores da Eurekathon reuniram mais de 300 participantes, entre os quais, estudantes de Engenharia, Ciências, Business Analytics e Data Science, e profissionais de grandes empresas tecnológicas.
As inscrições estão abertas até dia 3 de novembro, através do site da Eurekathon.