Barg. Datack. Hunger Gamers. Hunger Byte. Innovation. Feeding the future. São estes os nomes das seis equipas finalistas da competição Eurekathon - uma maratona de geração de ideias promovida pela Porto Business School, a LTPLabs e a NOS, que decorreu entre os dias 5 e 7 de novembro. Os três vencedores serão conhecidos no próximo dia 14 e a melhor solução apresentada implementada pelo Banco Alimentar Contra a Fome.
Foram mais de 150 participantes, divididos por 28 equipas, que, acompanhados por 25 mentores, participaram na 2ª edição da Eurekathon, uma competição cujo objetivo é encontrar soluções inovadoras que respondam a problemas reais e contribuam para o desenvolvimento sustentável da sociedade, potenciando o desenvolvimento de competências críticas que desempenham um papel cada vez mais relevante no novo paradigma da digitalização.
Nesta edição, e considerando o contexto atual e o desafio identificado - “Combate à Fome” - a organização da iniciativa elegeu o Banco Alimentar Contra a Fome com parceiro social. Com a seleção deste parceiro, o objetivo da desta edição da Eurekathon ficou claro - estimular os mais de 150 estudantes e profissionais das áreas de Engenharia, Ciências, Business Analytics e Data Science a apresentar soluções que potenciem e otimizem o trabalho já desenvolvido pelo Banco Alimentar Contra a Fome em Portugal e respondam a 3 problemas identificados:
- Melhorar o processo de triagem dos candidatos
- Impulsionar as doações para que o banco Alimentar possa ajudar um maior número de famílias
- Responder ao aumento de atividade (com o aumento do número de famílias a necessitar de ajuda), tendo em consideração os recursos limitados.
As 28 equipas, com participantes de diversas nacionalidades - portuguesa, brasileira, ucraniana, espanhola, e indiana, entre outras - espalhados um pouco por todo o território português, de Bragança ao Algarve, competiram durante 48 horas consecutivas, para apresentar, no final do dia 7, as suas ideias a um júri, que acabou por selecionar um grupo de 6 finalistas - Barg. Datack. Hunger Gamers. Hunger Byte. Innovation. Feeding the future.
No próximo dia 14 de novembro, as seis equipas finalistas terão oportunidade de apresentar os seus projetos no evento de encerramento, que serão sujeitos à avaliação de um júri, constituído por Bernardo Almada Lobo, partner da LTPLabs, Carlos Soares, professor da FEUP e professor convidado da Porto Business School, Isabel Jonet, Presidente da Federação Portuguesa de Bancos Alimentares contra a Fome, Nuno Paiva, Head of Data Science da NOS, Pedro Brandão, Executivo Diretor da NOS SGPS e Rui Coutinho Diretor Executivo para as áreas de Innovation & Growth da Porto Business School.
Com base no impacto potencial, na inovação e na profundidade analítica, o painel vai premiar três equipas. A melhor solução será implementada pelo Banco Alimentar Contra a Fome.
CONHEÇA AS SEIS EQUIPAS FINALISTAS
BARG
Nascida no grupo de investigação em Business Analytics da Universidade de Pompeu Fabra. A Barg apresenta-se como uma equipa capaz de gerar novos conhecimentos e apresentar soluções criativas e inovadoras para melhorar o bem-estar das pessoas.
DATACK
Constituída port estudantes do Mestrado em Data Science da Nova IMS, os elementos da Datack têm em comum a paixão pela Ciência de Dados e o interesse por causas nobres como a erradicação da Fome Mundial. E apresentação como uma equipa preparada para "datacar" todos os desafios.
HUNGER GAMERS
Oriundos do Norte do país, os Hunger Gamers apresentam-se como a combinação perfeita entre a capacidade analítica e uma visão futurista para o mundo. Depois da sua passagem pela faculdade, onde se licenciaram em Engenharia, estão agora a surpreender o mundo com as suas boas ações sociais, onde se inclui a missão de acabar com a pobreza em todo o mundo. O desafio Eurekathon é, assim, na sua opinião, a tarefa perfeita para este grupo de empreendedores talentosos.
HUNGER BYTE
A Hunger Byte, uma equipa de engenheiros da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e da Universidade do Minho afirma que, com os diferentes backgrounds nas áreas de engenharia, está à altura para usar data para erradicar a fome e encontrar uma solução eficiente a fim de ajudar o Banco Alimentar contra a Fome
INNOVATION@JuniFEUP
Esta é uma equipa constituída exclusivamente por membros da Junifeup, a empresa júnior da FEUP. Rotinados com o desenvolvimento de projetos nas áreas de consultoria informática e web design, desenvolvimento de produtos e de apoio à gestão da produção para pequenas e médias empresas a Innovation@FEUP espera criar uma solução viável e original para os problemas propostos,, deixando uma promessa: "prepare-se para ser surpreendido"
FEEDING THE FUTURE
A Feeding the future é constituída por seis jovens cientistas de dados com formação em diferentes áreas relacionadas com engenharia, matemática e bioinformática.