Não há nada melhor do que estar no terreno para saber como a inovação acontece no mundo dos negócios. Sabemos que aprendemos melhor quando nos colocamos na pele dos outros e vivemos a experiência de outra perspetiva. Foi esse o desafio que colocámos aos nossos alunos do MBA Executivo e do The Magellan MBA: uma semana imersiva na Universidade de Berkeley, junto de especialistas e empresas que todos os dias trabalham inovação.
No final do 2.º módulo, os alunos do MBA Executivo e do The Magellan MBA partiram rumo a São Francisco. Destino? A Universidade de Berkeley [Califórnia], epicentro de um dos mais bem-sucedidos e excitantes ecossistemas de inovação do mundo.
Reconhecida por ultrapassar as fronteiras industriais e académicas e desenvolver líderes de negócio inovadores, UC Berkeley é o berço de uma lista crescente de incubadoras e aceleradores de inovação. Durante uma semana os participantes do MBA mergulharam neste ecossistema e contactaram, em primeira mão, com algumas das mais inovadoras práticas que estão a acontecer, atualmente, nos negócios, e visitaram algumas das empresas mais avançadas da Bay Area.
Ao longo da semana, os alunos percorreram as diferentes etapas que compõem o ciclo da inovação – como criar um mindset de inovação, desenvolver as competências necessárias para trabalhar inovação, selecionar e saber como usar as ferramentas disponíveis e a passar para a aplicação prática, aprendendo com as histórias de sucesso, mas também com os erros. Por isso, para além da experiência em sala com alguns do maiores especialistas de Berkeley, nestes temas, o alunos puderam visitar a Ford Greenfield Labs (criada pela Ford para explorar o futuro da mobilidade, em colaboração com.a IDEO), a Google, a Wells Fargo Digital Labs, um high tech lab dedicado a soluções de futuro para o setor da Banca, a Talkdesk (a empresa de desenvolvimento de software fundada em Portugal). Além disso, tiveram a oportunidade de contactar, para uma sessão exclusiva, com a Senior Vice President da Feedzai, a fintech portuguesa que é líder de mercado, no combate à fraude através de IA.
Berkeley transformou os alunos do MBA Executivo e do The Magellan MBA. A experiência repete-se novamente em 2020, com as classes de 2019-2020.
Curiosidade e desconforto foram as palavras de ordem quando questionados sobre a experiência. Os alunos de MBA partiram para S. Francisco com a certeza de que iam contactar com uma realidade diferente e desenvolver projetos inovadores, mas o que não esperavam era que esta experiência os levasse tão além da sua zona de conforto.
Veja o vídeo.