Como podem os executivos de hoje preparar-se para os desafios do amanhã? E como é que o Porto se está a transformar, cada vez mais, numa meca digital para onde os empreendedores se querem voltar?
É preciso observar o presente com atenção, identificar o que está a mudar e de que forma, para melhor preparar o dia de amanhã. Esta foi a grande lição a retirar no final do Innovation Day, um dia dedicado a palestras, debates e partilha de experiências, que teve lugar na Porto Business School, no passado dia 28 de maio.
A iniciativa reuniu alguns dos maiores especialistas nacionais e internacionais, num círculo que uniu Sillicon Valley à Europa Oriental, para debater questões das áreas da tecnologia, inovação e criatividade, naquela que já é uma cidade de desenvolvimento tecnológico: o Porto.
Para Ramon O’Callaghan, dean da Porto Business School, o facto de a Escola estar integrada no “maior ecossistema da Universidade do Porto, da cidade do Porto e da região”, cada vez mais atrativos para empresários e empreendedores, torna impossível à Escola e à sua comunidade não querer ser ativa neste ecossistema.
O objetivo dos especialistas que participaram nos painéis ao longo do dia foi não só ajudar a comunidade académica da Porto Business School, como a sociedade no seu todo, a antecipar da melhor forma os desafios de um futuro “que já não tem só a ver com o tempo, porque a incerteza e a ambiguidade são o novo «normal»”, como afirmou Rui Coutinho, diretor do Center for Business Innovation [CBI] da Porto Business School.
O CBI tem vindo a preparar as respostas para as necessidades dos executivos do futuro já há muito tempo e foi também para abrir as portas a quem ainda não o conhece e aos programas da Escola nas áreas da Digitalização, Inovação e Empreendedorismo, que o Innovation Day ocorreu.
Uma iniciativa, na opinião de Alexandre Santos, co-fundador e CIO da Bright Pixel, que traduz “a grande aposta da Escola na oferta de programas ligados à inovação, à consultoria para empresas e a projetos mais ligados ao empreendedorismo”, dos quais também faz parte.
“A inovação é transversal a todos os departamentos e toda a gente deve contribuir para ela”, defendeu também Joaquim Nunes, Head of Finance and Management na RAR Holding e alumnus da Porto Business School, que não pôde deixar de participar no Innovation Day para presenciar a partilha de experiências de quem se prepara diariamente para o que o futuro trará, “porque a inovação não acontece só num setor ou num produto, é também nos métodos de trabalho e nos serviços”.
Faça o seu futuro acontecer. Conheça os programas da Porto Business School nas áreas de Inovação, Digital e Empreendedorismo.