O início de Setembro tende a deixar clara a distinção entre a descontração recente das férias, e o ritmo de trabalho intenso que rapidamente volta a marcar o dia-a-dia. Rotinas preenchidas com reuniões e mensagens tornam o descanso uma memória longínqua… mas será que podemos voltar ao trabalho de outra forma, num registo simultaneamente mais produtivo e equilibrado?
A resposta a esta pergunta é um claro sim, sobretudo se olharmos para recentes pesquisas científicas [1]sobre o impacto mental do treino do foco. Nas palavras do Professor do IMD Ben Bryant, estas práticas ‘permitem aos líderes situarem-se calmamente no centro da tempestade, deixando-os aceder à clareza e criatividade necessárias para tomar decisões de forma sábia e liderar de forma autêntica’. [2]
Aqui ficam então três dicas para gerar mais produtividade e bem-estar:
1. Faça uma gestão deliberada do sistema nervoso autónomo
Dadas as exigências do dia-a-dia é fácil experienciarmos um sistema nervoso em desequilíbrio, preparado para assegurar a nossa sobrevivência, mesmo quando estamos sentados na nossa secretária (já sentiu o coração a acelerar, ao ler um e-mail?)
Nestes momentos, recorde-se que esta é apenas uma resposta automática do sistema nervoso, e algo que podemos facilmente começar a gerir. Para isso, deixe a sua atenção repousar durante 60 segundos no movimento do seu abdómen, enquanto inspira e expira. Fazê-lo, ativa o sistema nervoso parassimpático, gerando uma sensação de calma e equilíbrio [3]. (Se ficar curioso com esta dica, interrompa esta leitura por 1 minuto - e experimente!)
2. Assegure que todos os dias passa algum tempo em modo de ‘deep work’
Apesar de, por vezes, parecer que conseguimos prestar atenção a vários objetos em simultâneo, aquilo que realmente fazemos é alternar rapidamente a nossa atenção entre tarefas, um hábito que nos torna menos eficazes e mais tensos. Pesquisa após pesquisa científica tem clarificado que quando tentamos fazer ‘multitasking’, tornamo-nos “masters of everything that is irrelevant, while we let ourselves be distracted by anything.” [4]
Para estabelecer um equilíbrio saudável entre tempo passado em colaboração (reuniões, chamadas, etc.) e as suas prioridades, assegure diariamente (pelo menos) um período diário de 60 min de "deep work". Comunique antecipadamente à sua equipa e colegas mais próximos esta nova rotina (ative o seu out-of-office durante esse tempo), e traga todo o seu foco à tarefa mais desafiante do dia. Se não teve esta experiência recentemente, ficará surpreendido com aquilo que alcançará num curto espaço de tempo.
3. Treine a sua mente diariamente durante apenas 10 min
Finalmente, é possível que já tenha lido algumas das ideias acima, e até tentado implementá-las, mas na ausência de uma mente simultaneamente calma e focada, qualquer tentativa de implementação de uma mudança é desafiante.
Experimente dedicar 10 min/dia a cultivar uma mente mais presente, calma e aberta (pode fazê-lo usando esta app [5], cujos métodos estão validados cientificamente). Fazê-lo irá ajudar a desenvolver liberdade de escolha, e a passar pelo dia-a-dia com mais intencionalidade para poder escolher como responde ao que lhe acontece… em vez de simplesmente reagir automaticamente.
Artigo de Diogo Rolo, Insead-Certified Executive Coach e Docente convidado da Porto Business School
Referências:
[1] Healthy Minds Innovations. "The Science.", https://hminnovations.org/science. Accessed Sep 10th, 2024.
[2] Bryant, Ben and Wildi, Jeanny “Leadership Style: Business And Leadership In China: Mindfulness: The Quiet in the Eye of the Storm”, Leadership Style, pp. 9-15 (2020)
[3] Tavoian, D., & Craighead, D. H. (2023). Deep Breathing Exercise at Work: Potential Applications and Impact. Frontiers in Physiology, 14.
[4] E. Ophir, C. Nass, and A. D. Wagner, “Cognitive Control in Media Multitaskers,” Proceedings of the National Academy of Sciences 106 (2009): 15583–15587.
[5] Healthy Minds Innovations. App, https://hminnovations.org/meditation-app. Accessed Sep 10th, 2024.