Carlos Palhares, vencedor do Porto Business School Alumni Revelation Award tem um percurso de sucesso como empreendedor. Pelas empresas por onde passou, fez delas negócios de sucesso. Não terminou por aqui. O mais recente projeto, a MUB Cargo, venceu dois prémios internacionais e está a captar investimento estrangeiro.
Nos cerca de 20 anos de carreira, desde que iniciou o seu percurso na indústria, onde ocupou cargos de destaque em empresas como a Lear Corporation, Yazaki Saltano e Simoldes, Carlos Palhares pode orgulhar-se do seu trajeto de sucesso.
Em 2004, transformou a Suleve, uma pequena empresa do setor automóvel português, que estava a atravessar sérias dificuldades, numa empresa rentável com vendas de 20 milhões e instalações industriais em 3 países, quintuplicando o número de trabalhadores. Vendeu a empresa, em 2009, ao Grupo Delfingen e, nesse ano, abraçou um duplo desafio: o MBA Executivo, na Porto Business School, e um novo negócio, a Mecwide, uma empresa no setor da indústria metalomecânica. Mais um êxito, a somar ao percurso. A empresa de manutenção, construção e reparação industrial metalomecânica tem hoje um volume de vendas previsto na ordem dos 35 milhões de euros e está presente em 22 diferentes países da Europa, África e América Latina.
Com formação base em engenharia e experiência de gestão em empresas multinacionais, com o MBA Executivo e outros programas que se seguiram, na Porto Business School, Carlos Palhares consolidou alguns conhecimentos adquiridos e ganhou novas competências. “A escola (Porto Business School) mudou a minha forma de olhar para alguns instrumentos de gestão. Sobretudo, deu-me (…) a confiança e o saber que tenho que ir à busca do conhecimento, permanentemente, e nisso a escola transformou-me, claramente”, conta o Alumnus MBA.
Mais recentemente, Carlos Palhares avançou com um novo projeto: a start-up MUB Cargo. Lançada em 2016 e avaliada em dois milhões de euros, a MUB Cargo tem dado nas vistas, também a nível internacional - já fechou uma ronda de financiamento de 250 mil euros e está prestes a conseguir mais 400 mil euros. A plataforma – uma ideia que surgiu na altura em que frequentava o MBA Executivo e que já foi apelidada de Uber das mercadorias - oferece um serviço de transporte de mercadorias para empresas ou privados e já arrecadou dois prémios internacionais – foi a vencedora no Winner European Youth Award, na categoria de Economia Sustentável, e obteve o segundo lugar no Volkwagen Financial Services Startup Battlefield.
Recentemente, o empreendedor português viu a sua carreira ser reconhecida com o prémio Porto Business School Alumni Revelation Award que distingue, anualmente, um antigo aluno pelo percurso empreendedor levado a cabo na última década. Um reconhecimento pela inspiração que Carlos representa para a comunidade da Porto Business School mas também pela ligação que mantém à escola de negócios, a que já voltou várias vezes para frequentar outros programas, após o MBA Executivo e onde continua a apoiar alunos de MBA, enquanto mentor.
E é com orgulho que Carlos Palhares fala sobre a escola “pela qual se apaixonou”, onde aprende, diariamente, e do impacto da comunidade Alumni. “Muitos fazem parte do meu percurso de vida, desde então. Alguns, tive a oportunidade de vir cá, identificar, contratar. Pessoas que hoje me acompanham na minha equipa. Pessoas brilhantes”, conclui.