A geração mais jovem está disposta a ganhar menos para ter a oportunidade de colaborar com empresas nas quais acredita. Existe uma grande diferença entre o sistema de valores da geração mais jovem em comparação às gerações anteriores.
O salário, a promoção e o reconhecimento são apontados pelos Baby Boomers e pela Geração X como os principais objetivos profissionais, para os Millennials e Geração Z o sucesso tem um significado distinto. Para mais de 80% dos colaboradores mais jovens o mais importante é trabalhar numa Organização onde possam ter um papel ativa na mudança positiva da comunidade.
Isto não significa que os jovens de hoje em dia perderam a ambição: 79% afirmam que têm uma grande vontade conquistar grandes feitos profissionais. No entanto, pretendem atingir os seus objetivos profissionais numa empresa com a qual partilhem os mesmos valores e onde possam fazer a diferença.
Segundo um relatório recente do LinkedIn, quase 90% dos millennials consideram a possibilidade de aceitar uma redução de salário para trabalhar para uma empresa cuja missão e valores estejam alinhados com os seus.
Apenas um terço dos jovens profissionais se sentem motivados pelo seu trabalho atual e cerca de 20% dizem realmente gostar do seu trabalho.
Como devem as organizações proceder com a próxima geração de líderes?
Mais desafiante do que contratar o melhor candidato, é saber como reter esse talento. E, ainda mais desafiante, é ser capaz de reter o talento mais jovem que não vive segundo o mantra “emprego para a vida”. 21% dos millennials afirmam ter mudado de emprego no prazo de um ano, três vezes mais do que a média. E este nível de rotação traduz-se em custos elevados para as empresas.
Primeiro, um bom programa de acolhimento (“onboarding”) é essencial para garantir o sucesso das contratações nos primeiros 90 dias.
Falar sobre propósito e valores nunca será suficiente, se os cargos dos jovens colaboradores não os integrarem. Este desfasamento irá ter como consequência uma equipa pouco produtiva e desmotivada e, no pior cenário, irá dar origem a elevados índices de rotação de pessoal, comprometendo o desempenho global da Organização.
Por último, é importante assegurar que todos os colaboradores possam, de vez em quando, e através do seu trabalho, ter um impacto positivo no mundo. Para isso, é importante:
• Interagir frequentemente com os jovens colaboradores para saber se eles consideram que o seu trabalho tem um propósito.
• Envolver todos os elementos da Organização nos temas ligados à sustentabilidade e respetiva repercussão social através da partilha de informações regulares.
• Aos colaboradores mais motivados dar a oportunidade de participar nos grupos especialistas ligados à sustentabilidade e respetivo impacto social, permitindo-lhes contribuir para a mudança.
• Incluir os objetivos da sustentabilidade e respetivo impacto no plano de KPIs dos quadros intermédios e superiores.
Manter os colaboradores mais jovens motivados significa ir além da avaliação do recrutamento; significa repensar como é que o negócio pode promover um impacto positivo na comunidade.
Fonte: IMD (Institute for Management Development)
Autora: Shannon Houde