Capital Markets: Quantitative Approach é o nome do programa criado pela Porto Business School e pela Natixis. Começa a 18 de Outubro e foi pensado para os profissionais com experiência em finanças, banca e modelos quantitativos.
O programa vai realizar-se em regime pós-laboral, três dias por semana, podendo ser frequentado em formato híbrido (podendo escolher entre o modelo presencial ou online síncrono). Com uma duração de 144 horas, o programa será lecionado em Inglês.
Este programa, criado pela Porto Business School e Natixis, pretende promover o desenvolvimento de competências fundamentais nas áreas de análise de risco e mercado de capitais, contribuindo para mitigar a escassez de talento. O programa pretende também promover a formação e consciencialização de profissionais mais preparados e informados capazes de gerir produtos financeiros mais complexos e de maior risco.
“Esta parceria vem no seguimento da proximidade entre a Porto Business School e as empresas, e nasce para responder a uma necessidade do mercado identificada, que se prende com a escassez de profissionais, em Portugal, com formação e competências na área das finanças avançadas aplicadas ao setor bancário, em geral, e à análise de risco, em particular”, adianta Patrícia Teixeira Lopes, Associate Dean da Porto Busines School.
Maurício Marques, diretor de Recursos Humanos da Natixis, em Portugal, salienta que “esta parceria é resultado direto do investimento que temos vindo a fazer no talento em Portugal, procurando fomentar um maior conhecimento e domínio de áreas de especialidade na banca que poderão não estar tão desenvolvidas no mercado laboral português”.
Neste sentido não se trata de um investimento em recrutamento direto, mas num contributo para formar talento português que pode ou não vir a fazer parte da Natixis.
O responsável de Recursos Humanos acredita que este é um dos contributos mais relevantes que as empresas multinacionais e com um grande conhecimento do negócio, como a Natixis, têm para oferecer. E adianta “interessa-nos obviamente criar competências em áreas que aumentem a especialização da nossa região à volta de áreas core da banca”.
O programa executivo, que se inicia a 18 de outubro, está estruturado em oito módulos focados em temas que vão desde os métodos quantitativos em finanças à análise dos mercados financeiros, passando pela análise se risco.