O setor da energia está em constante mutação. Segurança e preços competitivos são grandes desafios do futuro e a gestão tem de se adaptar –tirando partido das oportunidades que o mercado oferece hoje mas sem deixar de explorar as oportunidades do futuro. Quem o diz é Cleofe Antonio Hurtado, especialista em gestão estratégica de tecnologias e inovação.
A dependência das sociedades pela energia, seja ela renovável ou não, as tecnologias emergentes e a renovação [necessária] dos modelos de negócios foram os temas da Master Class “Technological transitions in the energy industry: Emerging technologies and innovation management issues”, com Cleofe Antonio Hurtado.
Numa abordagem geral sobre o impacto direto que as novas tecnologias no setor da energia – em particular o setor de oil&gas- mas também dos aspetos geopolíticos, nomeadamente o caso do Médio Oriente têm na economia dos diferentes países, Antonio Hurtado referiu a importância das empresas saberem aproveitar as oportunidades. Gerir bem é, segundo Antonio Hurtado, “não tirar apenas vantagens do momento mas também explorar oportunidades de futuro. As empresas têm de se reinventar. E adaptarem-se à realidade”.
Segundo Antonio Hurtado esta pressão já se sente nas empresas, a todos os níveis, desde as pequenas empresas até às grandes corporações. Daí advém a necessidade de rever modelos de negócios. “Uma coisa que eu digo sempre é que as organizações devem adotar uma estratégia de ambidestria, tirando proveito e vantagem das oportunidades que o mercado oferece hoje sem cessar de explorar as que pode oferecer no futuro”.
E sobre a inovação nas organizações do setor, Antonio Hurtado alerta – “Há um erro que é cometido com frequência nas organizações, que é assumir que a identificação das oportunidades já resolve o problema, mas, na verdade, isso é só o começo e representa apenas 15% a 20% do processo de inovação. Os 80% restantes – desenvolvimento e comercialização da tecnologia - são o mais dificil de concretizar.”
Quanto a desafios, Antonio Hurtado é claro – “O maior desafio de uma organização é manter-se sempre relevante”.