Na recente sequela de Top Gun, Maverick (Tom Cruise), consegue mais uma vez ter sucesso numa missão quase impossível. É chamado para esta nova missão por dois motivos: tem um conhecimento profundo de como pilotar caças supersónicos em condições complexas e sente-se confortável em “esticar as regras” propondo abordagens inovadoras, ainda que por vezes arriscadas.
Mas Maverick demonstra ter competências não apenas técnicas, mas também estratégicas e de liderança. Define o rumo a tomar e coloca o conhecimento da envolvente, a motivação e dinâmica da equipa no topo das prioridades para o sucesso do seu projeto.
O desafio da gestão sustentável é tarefa para Top Guns. Pede-se aos gestores não apenas que definam, mas sobretudo que implementem estratégias de suporte à nobre e fundamental missão de serem exímios no triple bottom line “People, Profit and Planet”. Pede-se que formem e pilotem as suas organizações de forma inovadora, tornando-as supersónicas no campo da sustentabilidade. A missão não é impossível, mas é verdadeiramente desafiante.
O desafio da sustentabilidade é tarefa para Top Guns. Porque transformar uma empresa numa organização sustentável implica muitas vezes atuar transversalmente em toda a organização, conhecendo detalhadamente a cadeia de valor, desenhando mudanças profundas do produto/serviço, mas também de toda a cadeia de abastecimento, da produção, do marketing, da comunicação, e não só.
O desafio da sustentabilidade é tarefa para Top Guns. Porque implementar uma mudança de missão com impacto tão transversal implica ter o compromisso e a motivação de todos os colaboradores, que serão quem realmente vai implementar a estratégia. Isto implica, muitas vezes, alterar cultura, desenhar novas estruturas de reporte, definir novos sistemas de incentivos, promover novas formas de liderança. E implica motivar e ter o buy-in de outros stakeholders internos e externos, sem os quais a desejada estratégia não surtirá efeitos.
O desafio da sustentabilidade é tarefa para Top Guns. E há poucos cursos no mercado que preparem Top Guns. Que abordem o tema da sustentabilidade de forma integrada, dando aos participantes a necessária visão 360º das organizações; que assegurem uma boa compreensão sobre as áreas mais tradicionais e fundamentais de uma empresa (logística, finanças, marketing e gestão de pessoas) mas também sobre temas mais atuais e disruptivos (inovação digital, blockchain, analytics, entre outros); que promovam o desenvolvimento pessoal conducente a um auto-conhecimento mais profundo, mas também um melhor conhecimento dos outros, do que os motiva, e da importância da criação de equipas fortes e alinhadas para o sucesso de qualquer missão; que provoquem discussões sobre o papel de cada parte da cadeia de valor na implementação transversal de um verdadeiro modelo de negócio sustentável.
O desafio da sustentabilidade é tarefa para Top Guns. E só uma formação de excelência prepara Top Guns.
Programas de MBA que integrem verdadeiramente o tema no seu curriculum, são uma excelente forma de preparar os Top Guns da gestão sustentável.