Vivemos num mundo em rápida transformação. Às tendências estruturais, ao nível da demografia, do clima e dos recursos naturais, acrescentam-se desafios que decorrem de factos mais recentes e inesperados, como a pandemia e as guerras na Ucrânia e em Gaza. Tudo isto a par de avanços tecnológicos importantes ao nível das ciências da vida, dos novos materiais e, claro, da digitalização.
Neste contexto, quais são as competências essenciais que qualquer profissional de marketing deve possuir para atuar com sucesso num ambiente cada vez mais tecnológico, competitivo, imprevisível e complexo? Creio que há cinco skills que são absolutamente essenciais.
Pensamento estratégico: Um marketeer eficaz é aquele que consegue pensar estrategicamente e tomar decisões com base numa compreensão holística dos objetivos da empresa e das necessidades do mercado. Só assim será capaz de desenvolver estratégias de marketing ambiciosas que deem resposta aos desafios que as organizações têm pela frente.
Macrotendências: Com a crescente conectividade, os profissionais de marketing têm de enfrentar desafios e oportunidades à escala global. Para isso é essencial que estejam atentos às grandes tendências globais e às dinâmicas económicas e geopolíticas para, dessa forma, serem capazes de conceber estratégias eficazes num contexto cada vez mais alargado e incerto.
Competências digitais: A literacia digital e a capacidade para tirar partido das novas tecnologias digitais são cada vez mais importantes no mundo em que vivemos. Qualquer profissional de marketing deve estar atualizado sobre as últimas tendências e ferramentas de marketing digital, em particular ao nível da inteligência artificial. Isso irá permitir que aproveite ao máximo as novas oportunidades do mercado de trabalho oferecidas pela transição digital.
Sustentabilidade e propósito: Os consumidores valorizam de forma crescente a sustentabilidade e as marcas que, de forma genuína, com ela estão comprometidas. Assim, as empresas e as organizações em geral devem alinhar, de forma consistente e continuada, as estratégias de marketing com valores sociais e ambientais, sem perderem o foco na necessária sustentabilidade económica.
Trabalho em equipa: Uma atuação bem-sucedida no mercado exige a colaboração entre diferentes equipas (desde logo, das áreas de marketing e comercial) e envolvendo diversos stakeholders, mormente, clientes e fornecedores. Isto significa que os marketeers devem possuir competências de trabalho em equipa, de comunicação efetiva, de gestão de projetos e de capacidade de negociação para assim obterem bons resultados assentes em formatos de colaboração eficientes e eficazes.
Estas são algumas características essenciais de qualquer marketeer. Para isso, é necessária uma aposta constante na aquisição de novos conhecimentos e competências, o que pressupõe um mindset aberto à aprendizagem contínua. Só desse modo será possível que os profissionais de marketing se mantenham atualizados e, consequentemente, relevantes num mercado de trabalho cada vez mais exigente.
Neste contexto, é para mim motivo de orgulho ter criado há quinze anos a Pós-Graduação em Marketing Management na Porto Business School. Tratando-se de um programa em constante evolução, a 15ª edição que se inicia no próximo mês de setembro dá uma resposta efetiva às skills anteriormente salientadas desenvolvendo conhecimentos, competências e atitudes.
Sem falsa modéstia, posso afirmar que a abrangência do curso aliada ao que de mais recente se faz na área do marketing, designadamente ao nível da inteligência artificial, são as principais características diferenciadoras da Pós-Graduação em Marketing Management. Se a isto somarmos a experiência de aprendizagem numa escola com o prestígio da Porto Business School, então estamos a falar de um curso de topo que é único não só no panorama português mas também a nível internacional.
Artigo de Carlos Brito, codiretor da Pós-Graduação em Marketing Management.