Na Domus Social, gerimos um dos maiores parques de habitação pública do país. Cerca de 12% da população da cidade vive em habitação municipal, contrastando com os 2% da média nacional. Se comunicar, por defeito, exige um grau de eficácia relevante, maior dimensão atinge quando nos dirigimos a um universo de 30 mil destinatários.
Saber comunicar é saber transmitir eficazmente uma mensagem. Para isso, é necessário conhecer e entender o nosso público. A título de exemplo, cerca de 30% dos inquilinos municipais tem mais de 65 anos, grande parte com baixos níveis de escolaridade. Sabemos, por isso, que a nossa comunicação deve ser feita de forma muito direta, clara e concisa. As mensagens criadas devem ser acessíveis e esclarecedoras, “sem floreados”.
Assegurado este patamar base, é importante dar o passo seguinte. Fazer com que o nosso público se sinta envolvido e se relacione com aquilo que comunicamos. Destacar exemplos reais de histórias concretas que acontecem no parque de habitação pública municipal. Num universo altamente marcado pelo espírito de comunidade é essencial humanizar a nossa comunicação. Quem são as nossas pessoas? O que é que fazem pelos nossos bairros? Veja-se a mini-série documental da Domus Social, “Um Gestor, Uma História”, que coloca os moradores no lugar de protagonismo, ou até mesmo a nova iniciativa da empresa municipal que congratula os moradores que completam 100 anos de idade, de forma a honrar aqueles que são o verdadeiro património dos bairros da nossa cidade.
Por fim, é preciso saber escolher os canais através dos quais queremos difundir a nossa mensagem. Se por um lado, temos de estar atentos àquilo que são as tendências da comunicação e às novas ferramentas que a tecnologia trouxe para a comunicação, nomeadamente no digital, por outro lado, não podemos esquecer o perfil do nosso público. É importante estarmos onde os nossos inquilinos fazem o seu dia-a-dia, no interior das suas comunidades.
Daí, podemos recorrer ao online, mas sem deixar de recorrer a outras vias ditas mais tradicionais, que levam a informação diretamente até ao nosso destinatário, seja através de uma carta, uma newsletter, uma mensagem no display dos autocarros, nas vitrines da entrada, ou até mesmo, a partir de um telefonema ou de reunião presencial, com um bom suporte de apresentação.
Além de um meio para transmitir uma mensagem, a comunicação permite criar laços de empatia com o nosso público, contribuindo, assim, para uma gestão do parque habitacional cada vez mais facilitada.
Não podemos, ainda assim, negar que a opinião pública tem impacto naquilo que fazemos. Portanto, sempre que é desenvolvido um projeto de comunicação com foco nos inquilinos, paralelamente, deve existir um esforço para mostrar à cidade e aos munícipes o que é feito no parque de habitação pública e porquê. Trazer a habitação social para fora do bairro. Estender o trabalho da Domus Social e a importância da habitação social a toda a cidade, formando, assim, uma imagem positiva e integrada sobre esta dimensão da sociedade.
Artigo de Filipa Melo, alumna da Pós-Graduação em Communication Management e Vice-presidente do Conselho Administração da Domus Social, Empresa Municipal de Habitação