A Comunicação é, cada vez mais, o diferencial num ambiente de elevada competição onde as empresas/instituições e os seus quadros disputam espaço, clientes e reconhecimento. Quanto maior for a visibilidade da sua empresa ou instituição, maiores cuidados deverá ter com a qualidade da comunicação interna e externa.
Nenhuma empresa ou instituição tem voz própria. Elas falam pela voz dos seus colaboradores que, em geral, não são especialistas em comunicação, mas profissionais das suas áreas. Mais importante se torna em situações de crise – quando falham são punidos com a perda de reputação e até do cargo ou do emprego.
Todos somos passíveis de julgamento nas nossas empresas e instituições, bem como na opinião pública, pelo que a pergunta não é se uma crise afetará a sua empresa ou instituição, a questão é quando e como. Uma crise exige planos de comunicação precisos e concretos que cruzam as ciências do comportamento. É importante que seja falado hoje e não se arrependa amanhã.
E como palradores há muitos, mas bons comunicadores há poucos, é fundamental que esses líderes saibam como selecionar e estruturar a mensagem e como comunicá-la em público, gerindo a imagem e dominando as ferramentas da comunicação. Se antes o "diabo" estava nos detalhes, agora está nos detalhes da comunicação.
Confiança e autoestima, iniciativa e capacidade de comunicação são exemplos de comportamentos adotados nas brincadeiras de infância que começam a revelar potenciais líderes. Estes traços de personalidade demonstrados ao longo da vida não são suficientes, pelo que e fundamental investir em formação para que as capacidades de liderança sejam potenciadas.
Artigo de Luís Castro, co-diretor do Programa Pós-graduação em Comunicação Empresarial.