A maioria das empresas reconhece a importância da inovação como o motor do sucesso empresarial futuro, mas ainda falha em concretizar a inovação. Investigadores identificaram as três causas mais habituais das falhas nas tentativas de inovação corporativa, sendo elas a falta de estratégia de inovação, cultura de inovação e estrutura de inovação.
Estratégia de Inovação
No passado, as empresas criavam estratégias de inovação mas, hoje em dia "a inovação é a estratégia". A formulação da estratégia é toda sobre inovação, ou seja, identificar novos mercados, trazer novos produtos/serviços ao mercado e desenvolver novos modelos de negócio. Isso significa que a inovação não deve ser um objetivo estratégico na estratégia, mas sim vista como o mecanismo organizacional e capacidade de impulsionar o valor empresarial e atingir os objetivos estratégicos da empresa. Para que uma estratégia de inovação tenha sucesso, é necessária uma cultura e estrutura de inovação adequadas.
Cultura de Inovação
Sem uma cultura de inovação adequada, a estratégia de inovação é inútil, e nada vai acontecer, porque inovação é tudo sobre as pessoas. A inovação envolve riscos, pois está relacionada com incerteza e o desconhecido. É por isso que a inovação precisa de muita experimentação e nem todos as experiências resultarão em sucesso, ou até mais realisticamente, a maioria falhará.
É por isso que a base de uma cultura corporativa que apoia a inovação é a tolerância ao fracasso. Em muitas organizações, a cultura corporativa ainda é tudo menos favorável à inovação. E isso tem de mudar. A mudança cultural começa no topo. Nas melhores empresas, os CEOs tornaram-se campeões de inovação com a ambição de acender processos de inovação que levam à construção de novos negócios de crescimento para as empresas. Mas a mudança cultural não pode terminar no topo, ela deve abranger toda a organização.
Estrutura de Inovação
A burocracia, tão enraizada na maioria das grandes organizações, foi identificada como a "assassina" da inovação. Além disso, a estrutura corporativa hierárquica tradicional impede o fluxo livre de informações em toda a organização, que é essencial para o sucesso da inovação. Embora ainda seja necessária uma certa quantidade de burocracia, empresas com uma estrutura mais plana e formas de trabalho baseadas em equipa foram observadas como mais bem-sucedidas na inovação contínua. Em muitas empresas, a sua estrutura trabalha contra a implementação da estratégia de inovação e isso precisa de ser alterado. No mundo atual de mudanças rápidas, não se pode gerir a mudança organizacional usando a teoria tradicional e os passos prescritos de "descongelar, mudar e congelar (novamente)". Em vez disso, a gestão de mudanças organizacionais deve ser sobre a criação de uma organização flexível e "fluída", capaz de mudança e adaptação contínua conforme o contexto, incluindo os objetivos estratégicos da empresa, exige.
Para "empregar" a inovação como o motor do futuro sucesso empresarial de suas empresas, os CEOs precisam de entender verdadeiramente o significado de "a inovação é a estratégia", e assim organizarem-se em relação à cultura e estrutura de inovação nas suas organizações.
Article by Mart Kikas, codiretor do Executive Master em Business Innovation.