Aliança para a indústria junta NOS, COTEC, INESC TEC, Kaizen Institute e Porto Business School
O Industry Club, apresentado dia 15 de maio na Porto Business School, surge com o desígnio de alavancar a transformação digital na indústria em Portugal e contribuir decisivamente para a competitividade do setor. Esta é uma aliança pioneira entre cinco entidades comprometidas com a dinamização da indústria nacional: a COTEC, o INESC TEC, o Kaizen Institute, a NOS e a Porto Business School.
Fundado com o objetivo de constituir uma plataforma aberta para a partilha de boas práticas, formação e networking, o Industry Club é aberto a decisores e gestores de topo, de empresas com presença em Portugal, assumindo o compromisso de criar visibilidade para as oportunidades existentes, divulgar casos de sucesso e potenciar pontos de contacto para apoiar as empresas rumo à excelência digital.
Os membros deste clube terão acesso exclusivo a notícias e estudos sobre o setor da indústria, eventos, workshops práticos, visitas técnicas a empresas líderes, bem como aos mais avançados programas de formação no que respeita a inovação e gestão industrial.
João Ricardo Moreira, administrador da NOS Comunicações, salientou: “Esta iniciativa vem reforçar o compromisso da NOS de ser um motor de transformação e desenvolvimento do País, ajudando as empresas a incorporar tecnologia nos seus processos de transformação, tirando partido das melhores práticas”.
Para Jorge Portugal, Diretor-Geral da COTEC Portugal, “a plataforma Industry Club nasce de uma aliança poderosa entre entidades reputadas, que se complementam entre si e que conhecem bem as necessidades de capital tecnológico dos sectores industriais. Ao integrar esta aliança, a COTEC Portugal reforça o seu posicionamento de liderança no fomento da competitividade das empresas através do acesso a capital de inovação.”
José Carlos Caldeira, do INESC TEC, sublinha que “os avanços tecnológicos são exponenciais e estar preparado para tirar partido das oportunidades daí resultantes será crucial para garantir o desenvolvimento e crescimento da indústria”. De acordo com este perito, a função de interface entre a academia e a indústria, proporcionada por entidades como o INESC TEC, é fundamental para conseguir agarrar essas oportunidades, de forma eficaz e eficiente.
“É urgente ajudar o setor industrial a ter impactos concretos, tendo a consciência que a tecnologia em si não resolve todos os problemas, mas tem que ser acompanhada por metodologias de melhoria contínua, capazes de atingir os resultados esperados”, acrescenta José Carlos Pires, Senior Partner do Kaizen Institute.
José Esteves, Dean da Porto Business School, reforça a “importância que a formação tem nos processos de transformação. A transformação é fundamentalmente sobre mudança, e a mudança organizacional é a base da transformação digital dos negócios. A mudança organizacional, relacionada com pessoas, processos, estratégias, estruturas e dinâmicas competitivas, é onde reside a maioria dos desafios e oportunidades.”