O professor Raúl Caldeira, um daqueles mestres que nos marcam para a vida, quando abordava nas suas aulas o tema da imprevisibilidade e da importância da intervenção do gestor, usava a seguinte expressão: “…as organizações devem controlar o controlável para se prepararem para o incontrolável…”.
Apesar de não ser possível prever e evitar a ocorrência de eventos ou fenómenos que podem interferir significativamente no dia-a-dia das organizações, o gestor deve intervir na tentativa de reduzir os efeitos negativos desses eventos e de maximizar as oportunidades que deles também poderão surgir. O objetivo final será sempre o de agir da melhor maneira, executando a estratégia definida.
A palavra controlável significa que o gestor tem o poder - e a obrigação - de tomar decisões sobre os recursos da organização e de, envolvendo e motivando as pessoas que dela fazem parte, passar à ação. Parece fácil, mas… como conseguir que todos entendam da mesma maneira os objetivos estratégicos definidos, que concordem com um plano de ações a implementar para atingir esses objetivos, que saibam o papel que cada um deve desempenhar nessa implementação e que utilizem adequadamente os recursos disponíveis? Como conseguir motivar e incentivar os comportamentos esperados por parte das pessoas da organização? Mais, como saber se o plano está a ser implementado, se está a resultar ou se será necessário intervir e corrigir a rota traçada?
Estará no engenho e na arte do gestor conseguir desenvolver uma organização proactiva, com capacidade para antecipar e entender o impacto de eventos não controláveis e de agir atempada e adequadamente. Os Sistemas de Controlo de Gestão (MCS - Management Control Systems) desempenham, quando bem concebidos e implementados, um papel fundamental nessa dinâmica de proatividade.
A Pós-Graduação em Controlo de Gestão e Execução Estratégica da Porto Business School foi desenhada com o objetivo principal de ajudar a desenvolver as competências necessárias para a criação e implementação de Sistemas de Controlo de Gestão em organizações de diferentes naturezas.
A Pós-Graduação em Controlo de Gestão e Execução Estratégica, cuja 16ª edição se iniciará em Janeiro de 2025, permitirá aos alunos conhecer e aplicar em detalhe as principais ferramentas e metodologias associadas ao tema do Controlo de Gestão, discutindo aspetos relacionados com a sua implementação e utilização no terreno. Ajudando as suas organizações a “controlar o controlável e a prepararem-se para o incontrolável”.
Artigo de Vasco Viana, codiretor da Pós-Graduação em Controlo de Gestão e Execução Estratégica.