Pessoas - Somos nós, os colaboradores da empresa. Mas também os outros – os clientes, fornecedores,… Quanto mais respeitados formos na e pela organização mais motivados estamos em articulação com os colegas e lideres. Aqui jogamos essencialmente com IE interna (positividade e espírito de equipa) e com o exterior (negociação). As nossas boas/excelentes ideias só se convertem em CI se dominarmos IE.
Tecnologia - Não temos que ser expert em IA mas temos que saber jogar com este instrumento (já que está em quase todo o lado) para trabalhar (também) a nosso favor. As redes sociais e as medias sociais, todas as plataformas, motores de busca e aos programas XR,… temos que ser mais rápidos, rastrear tudo o que dizem das nossas marcas e das dos concorrentes e ser acutilante na resposta.
Meios – É o clássico amigo. O online tem um peso crescente no orçamento. A arte está na integração/sinergia e intensidade. Mas também na resposta aos acontecimentos sociais e também (ás vezes) das marcas concorrentes. Estas tarefas são uma espécie de engenharia. Tal não significa que seguimos apenas um algoritmo (IA). Temos que arriscar, improvisar e surpreender (IE, na sua componente intuitiva). Não esquecer que os eventos têm um poder eletrizante das audiências. Em termos de planeamento conecta com os 3 pilares.
Conteúdos – Nós ou nós mais os especialistas na matéria temos que continuamente produzir conteúdos. Primeiro, guiados pelo marketing, construir a sua lógica (estratégia) e depois partilhar com a comunidade. Sim comunidade. Lá também estão os consumidores. Lá também estão ou estarão os clientes. E aqui QI/IE são bem-vindos para sermos persuasivos e divertidos. Se trabalharmos ao mesmo tempo com a “Tecnologia” e os “Meios” com sorte seremos seguidos por milhares…