No dia 20 de setembro a AMBA (Association of MBAs) promoveu o webinar “Why industry and education collaboration is a big business”.
A personalização da aprendizagem foi o grande tema deste encontro virtual organizado pela AMBA, uma das três principais organizações de acreditação de estudos pós-graduados na área da gestão, e que contou com a participação da Porto Business School. A entrada das grandes empresas no universo da formação executiva ou a mudança de perceção sobre o que é a aprendizagem foram alguns dos temas debatidos num diálogo informal.
O webinar contou com a participação de Rui Coutinho, Executive Diretor para a Inovação e Desenvolvimento da Porto Business School, Graham Bell, Diretor de Educação Digital da Cranfield School of Management e Daniel Hill, Diretor Regional para o Reino Unido e Irlanda da Instructure, empresa criadora do Canvas.
Durante esta sessão foi explorado este novo mundo onde os professores adaptam o seu modo de ensino e aprendizagem às expectativas e objetivos profissionais dos alunos e necessidades das empresas numa perspetiva de personalização da aprendizagem. Esta mudança de abordagem não é só um desafio tecnológico; é muito mais um desafio humano.
“A personalização está a ser orientada pelo propósito”, partilhou Rui Coutinho. E neste contexto o levantamento, tratamento e análise de dados para compreender como os alunos aprendem e como podem aprender mais eficientemente é um fator fundamental para responder aos seus objetivos profissionais, mas também à sua própria identidade e objetivos de vida.
A personalização da aprendizagem ultrapassa os limites de um modelo pragmático. Refletir sobre o futuro da educação executiva deverá passar também por refletir sobre como envolver e motivar os alunos na experiência de aprendizagem.
Compreendendo a personalização da aprendizagem como um desafio humano, a Cranfield School of Management foca-se numa abordagem de aprofundamento de conhecimentos e procura “garantir uma conexão entre os participantes dos programas que são também colegas dentro da mesma organização”, disse Graham Bell.
Assim, a customização é orientada consoante as necessidades das empresas e os desafios que os líderes enfrentam.
O mundo cada vez mais digital, e em constante transformação, onde vivemos impõe-nos uma mudança de mindset. Esta mudança distingue-se pela nossa capacidade de adaptação às transformações pessoais e profissionais e através das quais desenvolvemos uma competência evolutiva que nos permite sobreviver às mais variadas situações.
Pode ver ou rever o Webinar “Why industry and education collaboration is a big business”disponível no YouTube.