Jorge Ferreira, antigo aluno do MBA Executivo, e Bruno Gouveia, co-founders da Care to Beauty, estavam longe de imaginar que cinco anos depois de lançarem a Care to Beauty, o projeto seria hoje o maior site português de cosmética. Lançada há cinco anos, em 2020, um ano atípico para muitos negócios, a Care to Beauty, uma ideia de negócios que ganhou corpo nos corredores da Porto Business School, atingiu o estatuto de média empresa e prevê um volume de negócios que ultrapassará os 12 milhões de euros.
“Há muita gente que começa um negócio numa garagem, nós começámos numa sala de 20m quadrados, e as nossas primeiras reuniões aconteceram na Porto Business School, quando estava a frerquentar o MBA Executivo. Foi aí que tudo verdadeiramente começou”, explica Jorge Ferreira, Alumnus do MBA Executivo da Porto Business School e Co-Founder da Care to Beauty.
A Care to Beauty, este mês a celebrar o seu quinto aniversário, surgiu quase naturalmente, a par com outro projeto de sucesso, também lançado pelos dois empreededores, a Portugal Internet - uma empresa que “aluga hotspots a turistas”, fornecendo serviço de Internet. “Em 2015 lançámos as duas em simultâneo com um investimento de 50 mil euros entre stock, material de escritório, renda do espaço e contratar funcionários”, recorda.
No início eram só os dois, tratavam de toda a logística e embalavam os produtos da Care to Beauty numa sala pequena, no centro do Porto. Agora já são mais de 50 funcionários, a trabalhar num espaço maior [mudaram de instalações recentemente, para um novo espaço que lhes permitirá continuar a crescer], divididos pela área de gestão, programação, equipas de apoio ao cliente, equipas de design e conteúdos digitais e farmacêuticos que escolhem as marcas dos produtos e aconselham os clientes.
Ao contrário do trágico desfecho que a chegada de uma pandemia trouxe a vários negócios, para a Care to Beauty, o confinamento acabou por ser uma mais valia. “Ao estarmos no Ecommerce, durante o confinamento, as pessoas acabaram por comprar muito mais online. Tivemos um crescimento muito acentuado e acabámos por ter de reforçar as equipas de logística e apoio ao cliente de forma a conseguir dar resposta a este pico na procura. O resultado é que, este ano, vamos crescer mais do que tínhamos inicialmente previsto, talvez cerca de 110%. Em média, temos duplicado a receita de ano para ano”, adianta Jorge Ferreira.
O mercado online não pára de crescer e os fundadores da Care to Beauty explicam como têm conseguido continuar a angariar clientes e a fidelizar aqueles que já conhecem a marca. “Ao longo deste cinco anos fomos angariando uma base de clientes expressiva. Neste momento, temos cerca de 250 mil clientes que já compraram no nosso site, 40% dos quais, mais do que uma vez. Essa é uma das nossas forças: o facto de termos presença online com credibilidade, a nossa presença em todas as redes sociais, sempre abertos a comentários dos clientes e claro, a boa classificação que os clientes nos deixam ajuda-nos a continuar a consolidar essa credibilidade e continuar a crescer”, conclui.
Cinco anos após o lançamento do projeto, os fundadores fazem um balanço e apontam energias aos planos a curto-médio prazo. “Se há cinco anos nos dissessem que estaríamos aqui, não iríamos acreditar. Com o crescimento que temos tido, só conseguimos planear ano a ano. Os planos mais diretos e óbvios, porque para nós, as avenidas de crescimento estão bem identificadas, não no tempo, mas para as próximas evoluções. O nosso plano agora é expandir mais as categorias existentes na plataforma: começámos com a chamada cosmética de farmácia e parafarmácia, estamos a entrar na maquilhagem, cabelo, cosmética de luxo e com isto, aumentaremos o catálogo e vamos conseguir chegar a mais pessoas. Vendemos para todo o mundo, para mais de 170 países.”, explica.
“Queremos ser a Amazon da cosmética. Ter todo o tipo de cosmética, do champô de supermercado, ao creme de luxo, ter o espectro completo de cosmética. A maior loja online europeia tem 60 mil referências em catálogo. Nós para já temos 10 mil, e estamos a apontar para entrar no campeonato europeu." O mercado chinês também está no horizonte dos fundadores da Care to Beauty, mas as especificidades deste mercado obrigam a desenvolver um projeto específico, onde se atue de forma diferente em todos os pontos. Jorge Ferreira e Bruno Gouveia já começaram a dar os primeiros passos, e a criar condições para explorar aquele que acreditam que poderá ser "um grande campo verdejante para a nossa empresa.”
Sobre o caminho percorrido, até agora, Jorge recorda que nem tudo foram conquistas e que "tem de se ter muita vontade e estar preparado mentalmente para um ou dois anos de sofrimento, porque no início, é mais difícil. Mas, contrariamente ao que alguns economistas teóricos nos dizem, os mercados não são perfeitos e não há concorrência perfeita: há milhares de nichos que não estão a ser cobertos. E isto é meio caminho andado para a empresa ter sucesso."