Ana São-Marcos e Joana Alves dos Santos são alumni do MBA Executivo da Porto Business School e Co-Founders da Cucoo Kids, uma pequena e jovem empresa que lançou um livro musical para crianças.
A principal motivação para este projeto foi a Laura, filha mais velha da Ana. A vontade de empreender foi sendo criada durante o MBA Executivo. E o projeto nasceu do desejo de Ana e a Joana de perpetuar o nosso cancioneiro tradicional.
"Seria tão engraçado que existisse um livro destes [musical] com músicas em português". Foi o que a Ana pensou quando recebeu um livro musical com músicas estrangeiras de presente para a sua filha Laura. Com 1 ano, a Laura adorou e a mãe também. É foi assim que nasceu a primeira ideia para o Giroflé.
No mercado, em Portugal, existiam apenas livros sonoros, de instrumentos musicais ou até de animais, mas nada com música, cantado e em português. Foi nessa altura que a Ana falou com a Joana, sua colega no MBA Executivo, com quem já tinha trabalhado ao longo do programa, e juntas resolveram avançar com este produto inovador no mercado nacional – o "Giroflé: Canções tradicionais da nossa infância".
O Giroflé é um livro cantado, com músicas das nossas terras e das nossas infâncias. Avós, pais, tios, padrinhos e crianças têm agora um brinquedo educativo que para ser partilhado entre gerações. As músicas são cantadas por 35 crianças, entre os 4 e os 15 anos, do Coro Crescendi de Gondomar, sob condução da Maestrina Beatriz Correia, com arranjos originais.
Ana e Joana perceberam que era importante criar um produto de referência para uma educação positiva, com o input de terapeutas da fala. Inclui botões sensíveis ao toque das crianças, para que possam ir descobrindo enquanto acompanham as magníficas ilustrações de Catarina Vieira.
Os conhecimentos e ferramentas adquiridas ao longo do MBA Executivo foram muito importantes para o arranque e gestão da Cucoo Kids. O "bichinho" do empreendedorismo foi reforçado ao longo do programa e, tanto a Ana como a Joana confirmam que a solidez que um programa como o MBA lhes transmite foi vital para embarcarem juntas nesta aventura, que acabou por envolver toda a família e os colocou a ler, cantar, recordar e a guardar memórias futuras do que de melhor temos como povo.
Existem sempre dificuldades no lançamento de um novo projeto, que são agravadas perante as circunstâncias de uma pandemia. No entanto, estas antigas alunas não viram nos desafios do Covid um entrave para o seu projeto. O módulo de empreendorismo do MBA ajudou a definir os primeiros passos e o caminho a traçar: "A disciplina de empreendorismo foi de facto muito importante, mas também as outras áreas, desde o marketing até ao planeamento e controlo de gestão".
O Giroflé entrou no mercado através de crowdfunding, durante o verão: "quisemos fazer um teste de mercado para percebermos como é que conseguimos diminuir o nosso risco e, ao mesmo tempo, perceber qual seria o interesse que as pessoas teriam por este produto", explicam.
E o teste correu tão bem que ultrapassou as suas expectativas. O limite que tinham estabelecido foi largamente ultrapassado. Se até aqui só tinham o feedback da família e dos amigos, agora sabiam que o mercado estava preparado para o que tinham para oferecer.
Criaram uma loja online e, desde outubro, têm à venda o Giroflé: "Neste momento estamos essencialmente online. Mas estamos a fazer agora o percurso de entrar em pequenos retalhistas, que é onde queremos estar". No retalho, o alvo são lojas pequenas, livrarias independentes, concept stores de criança.
Quem entra no site da Cucoo Kids entra num mundo mágico de músicas da infância e ilustrações que fazem as maravilhas de miúdos e graúdos.
Numa altura em que os ritmos foram contrariados pela obrigatoriedade de adaptar os negócios a um mercado estranho para todos, esta dupla não viu entraves. Criaram conteúdos de ilustração, encontraram um coro infantil português que interpretasse as canções, organizaram transportes, supervisionaram a produção. Os prazos de fornecedores e transportes foram um pouco mais dilatados do que previam, mas conseguiram.
Os backgrounds diferentes poderiam ter afastado Ana e Joana. Mas foi exatamente o contrário. O MBA deu-lhes a oportunidade de trabalharem juntas, em vários grupos de trabalho. É uma das grandes mais-valias de um programa desta natureza. A outra é a confiança que transmite aos participantes, aquele bocadinho de coragem para arriscar: "Com o MBA, sentimos esta confiança para podermos arriscar e sabermos onde é que podemos apostar".
Na diversidade dos seus percursos profissionais e pessoais viram a complementaridade que lhes dá a confiança necessária para fazer o projecto crescer. E agora? Crescer para onde? Como?
É unânime: já todos aguardam um Giroflé 2. Mas a Cucoo Kids vai ter mais do que livros musicais. Livros sem música, e algumas ideias para "associar estas ilustrações a outro tipo de produtos. Claro que gostaríamos de aumentar, não ter apenas um livro e ter mais. Mas há também todo um mundo de conteúdos de exploração táctil, por exemplo, que também podem representar outras vias".