Depois de 10 anos a trabalhar num gigante das telecom, Emília Simões sentiu a necessidade de mudança e viu na Porto Business School a oportunidade ideal para tal. Inscreveu-se no MBA Executivo com o objetivo abrir caminhos para novas oportunidades profissionais. E fê-lo. mas numa direção que não tinha considerado, até então - o Empreendedorismo.
Foi durante uma aula de Empreendedorismo que nasceu o primeiro esboço da Last2Ticket. E à medida que o MBA Executivo avançava, a ideia deste negócio ia ganhando forma. No final do programa de MBA, e sentindo alguma pressão dos seus pares, no programa, percebeu que poderia mudar o rumo da sua vida, e avançou com o projeto da Last2Ticket. O propósito? Permitir a desmaterialização dos bilhetes (de espetáculos, conferências e outros eventos), e levar esta tecnologia a gestores de eventos de todos os tamanhos e de todo o mundo. Estávamos em 2011.
A Last2Ticket é a primeira solução portuguesa “do it yourself” para eventos. Esta fornece uma tecnologia que permite a desmaterialização dos bilhetes de espetáculos, conferências e outros eventos, de forma a facilitar a gestão do evento. “O software que fornecemos às empresas de eventos é tudo-em-um. As empresas podem configurar o sofware como quiserem”, refere Emília Simões.
"No início o objetivo era desmaterializar os principais processos ligados ao ticketing. Há dois anos fizemos uma alteração ao modelo de negócio e agora estamos num mercado mais amplo, que se chama event management software, que tem ferramentas para organizadores de eventos de diversas áreas, sejam conferências, festas ou concertos. Além de vender bilhetes, a plataforma permite gerir convites ou fazer check-in”.
Em 2019 a Last2Ticket foi integrada no programa Enterprise Europe Network, da Comissão Europeia, que presta apoio a pequenas e médias empresas. Esta parceria foi fundamental para ajudar a empresa a internacionalizar, tendo como objetivo estabelecer-se em mercados mais competitivos, como os Estados Unidos da América. Graças a todo o esforço e colaboração, a mais recente edição do “FT 1000: Europe’s Fastest Growing Companies”, ranking elaborado pelo Financial Times, destacou a Last2Ticket como uma das empresas que mais rápido crescem a nível europeu.
Quatro mil eventos depois, com mais de um milhão e meio de bilhetes vendidos em cinco continentes, a última conquista, antes do contexto COVID-19 foi o sudoeste asiático onde a compra de bilhetes online para espetáculos na Tailândia ou no Camboja é realizado através da tecnologia portuguesa.
A Last2Ticket, que atua maioritariamente na área do turismo e eventos, sentiu os efeitos da Covid-19, mas continua o seu caminho, ajustando-se ao contexto, e apoiando todos os clientes que não desistiram perante condições tão difíceis como as que vivemos.
"Há um enorme desafio pela frente, mas o caminho nunca está feito. Empreender é uma maratona.", afirma a fundadora da Last2Ticket e alumna do MBA Executivo, Emília Simões
Sobre o MBA Executivo
Um dos melhores programas de MBA da Europa, de acordo com o ranking do Financial Times, o MBA Executivo é programa avançado de gestão que lhe confere uma visão atual do mundo dos negócios e, em simultâneo, permite desenvolver um pensamento estratégico e inovador com forte enfoque no empreendedorismo.
As candidaturas estão abertas até 31 de agosto.