Na IKEA um produto só existe, se responder positivamente a cinco atributos. São eles a sustentabilidade, a forma, o preço baixo, a função e a qualidade. Os mais de 9500 produtos atualmente disponíveis na IKEA cumprem estes cinco atributos.
O IKEA Sustainability Report permite-nos conhecer a jornada para a sustentabilidade da marca de mobiliário sueca. Por exemplo, a IKEA diminuiu sua pegada climática em 5.8%, o que significa uma redução de 1,6 milhões de toneladas de CO2.
Em 2021 56% dos materiais utilizados pela IKEA eram renováveis e 17% foram reciclados. Através dos seus programas de restauro e compra em segunda mão, a IKEA forneceu mais de 18 milhões de peças sobressalentes.
Além disso, a IKEA pretende eliminar o plástico das embalagens dos consumidores até 2028. No que diz respeito à origem das matérias-primas, até 2030, pelo menos um terço da madeira usada nos produtos da IKEA será reciclada.
A IKEA atingiu 100% de energia elétrica renovável em mais 10 mercados e lançou um novo programa para acelerar a transição para a energia renovável de 1600 fornecedores diretos.
Na sua jornada, e considerando o seu contributo, para uma vida e um planeta mais saudáveis e sustentáveis, os objetivos definidos pela IKEA até 2025 passam por tornar a marca acessível a todos aqueles que atualmente não têm o conforto financeiro para comprar produtos IKEA; alcançar e interagir com muito mais pessoas onde quer que estejam; e criar um impacto positivo para as pessoas, para a sociedade e para o planeta.
Neste contexto, quando se pergunta se a sustentabilidade é mais um objetivo de negócio? A resposta é não, e recuperando as palavras de Jorge Ferreira durante a Masterclass, a sustentabilidade “está no topo das prioridades da IKEA”.
No contexto industrial, a IKEA tem por objetivo contribuir para o valor da cadeia de valor através do seu “mindset” vanguardista, da sua capacidade de inovar e da sua equipa de colaboradores empreendedores. Numa perspetiva prática, isto significa que a IKEA está disposta a formar os seus concorrentes, que, sendo mais baratos, serão capazes de conquistar o seu público, para que eles sejam melhores e cresçam.
Porquê? – Foi esta a pergunta na cabeça dos participantes e Jorge Ferreira respondeu “o impacto positivo na vida das pessoas e no planeta não se consegue com concorrência selvagem” e acrescenta “funciona e todos crescem”.
O nosso mundo está a mudar rapidamente, as alterações climáticas são uma realidade palpável e os esforços atuais não são suficientes. Nos últimos quarenta anos o consumo de energia duplicou e 87% desta energia é de origem fóssil.
“As alterações climáticas estão a afetar toda a gente, mas não afetam todos por igual”. Falar em alterações climáticas é falar de pessoas e as mais afetadas por este fenómeno são aquelas que menos contribuíram para o mesmo.
Estima-se que em 2050 o número de refugiados ambientais passe de 25 milhões para 2 biliões e que até 2100 o nível da água do mar aumente 1 metro. De volta ao presente enfrentamos o colapso dos ecossistemas – nos últimos quarenta anos desapareceram 83% das espécies de mamíferos.
Apesar da perspetiva pouco otimista refletida nos números, há boas notícias sobre o clima - as medidas mais significativas perante as alterações climáticas já existem, por isso, “deveríamos ser capazes de as aplicar”.
Outro grande desafio enfrentado pela humanidade está relacionado com a relação entre recursos disponíveis e o uso que fazemos deles – consumimos muito mais em relação aos recursos existentes.
Na dimensão humana, a desigualdade é outra questão premente, ou seja, os recursos são escassos, mas são mal distribuídos. “Não chega sermos capazes de gerirmos melhor os recursos, se deixarmos de fora uma parte significativa da população”.
Considerando a sustentabilidade uma prioridade estratégica, a IKEA desenvolveu a abordagem People & Planet Positive Strategy, pois acredita ser sua responsabilidade, porque os seus clientes e colaboradores o esperam e, por fim, porque um negócio sustentável é um bom negócio.
O propósito desta estratégia é inspirar e promover o envolvimento de diferentes organizações e indivíduos, para que contribuam e liderem a mudança.
Esta estratégia assenta em três eixos:
1. Uma vida saudável e sustentável: até 2030 queremos que até 1 bilião de pessoas tenha acesso a uma vida melhor. A IKEA pretende promover um consumo circular e mais sustentável.
2. Economia circular com um impacto positivo no planeta: até 2030 pretendemos que o balanço da nossa atividade seja um balanço positivo, transitando para um negócio circular, regenerando recursos, protegendo os ecossistemas e melhorando a biodiversidade.
A IKEA está comprometida em reduzir a sua pegada ecológica, em média, em 70% por produto.
3. Justiça e igualdade: A IKEA tem por objetivo ser um negócio inclusivo que proporciona e apoia trabalho justo e digno em toda a sua cadeia de valor.
Estando presente em tantos mercados e países, a IKEA tem uma oportunidade única de promover a mudança e “não podemos, não queremos negligenciar essa dimensão”, sublinha Jorge Ferreira.