A estratégia deixou de ser uma forma confiável de vantagem competitiva, pois é fácil de copiar, agora que a informação, o conhecimento, as pessoas, as competências e o capital se movem livre, rápida e globalmente. Há, no entanto, algo irreplicável e essa sim, essência de vantagem competitiva: uma forte cultura de desempenho.
Herb Kelleher, ex-CEO da Southwest Airlines afirmou "Os concorrentes podem comprar ativos tangíveis, mas a cultura não se compra nem se vende, constrói-se!"
A criação de uma cultura de desempenho pressupõe dar particular atenção a um rigoroso e robusto programa de resolução de problemas - um exigente processo de análise que permita explorar as questões culturais, mapear a rota das causas e priorizar ações de reparação. O foco deverá ser colocado em alguns, poucos, temas culturais cruciais, mudanças vitais que façam uma grande diferença na obtenção dos desejados resultados. A concentração numa lista curta de temas, sabendo que o tempo e os recursos são escassos, permite a todos focar-se no objetivo final.
Para influenciar a cultura de forma significativa, precisamos definir um guião, onde alguns passos não possam ser ignorados, a saber:
- 1 — Desde logo, a criação de modelos, exemplos consistentes - o comportamento dos líderes precisa ser coerente com a mudança desejada e algumas medidas simbólicas deverão ser tomadas para catalisar um grupo de líderes de influência que acelere e agregue a mudança;
- 2 — O estabelecimento de um propósito em que todos acreditem será o passo seguinte. Na Apple, Steve Jobs ousou fazer produtos completamente inovadores, combinando o poder da poesia e dos processadores, considerando que os consumidores não eram consumidores, mas sim pessoas com sonhos, esperanças e ambições;
- 3 — A falta de conhecimento e consequente insegurança deverá ser superada com a construção das competências exigidas, para que a mudança aconteça;
- 4 — Os processos, estruturas, sistemas e incentivos precisam estar alinhados com a mudança que se ambiciona e reforçá-la, recorrendo sistematicamente à implementação de mecanismos de reforço;
- 5 — Por último, personalizar, alavancando a mudança de um ou dois comportamentos pessoais que tenham maior impacto sobre a cultura.
Para a Nestlé Portugal, a cultura de elevado desempenho é suportada por benefícios diferenciados e pelo desenvolvimento, sendo fundamental para a consecução dos objetivos individuais e organizacionais. A cultura de desempenho é impulsionada pelo alinhamento de responsabilidades e prioridades claras e desafiantes, e pela garantia de que todo os colaboradores estão cientes de como o seu trabalho tem impacto na Nestlé.
A mudança cultural é menos sobre fazer coisas diferentes e mais sobre fazer coisas de forma diferente
Reformular cuidadosamente iniciativas de negócios existentes e processos de gestão para influenciar a cultura, não tem de significar fazer coisas novas, mas antes, fazer as coisas velhas de um modo diferente. Todas as iniciativas do negócio - seja uma melhoria do serviço ao cliente, uma unidade de eficácia da força de vendas, um upgrade de TI, ou uma iniciativa de corte de custos - são uma intervenção cultural, intencional ou não. O mesmo se aplica aos processos de gestão, tais como gestão de talentos, gestão de desempenho e planeamento de negócios.
A criação de uma cultura de desempenho passa por diferentes etapas:
- o diagnóstico da oportunidade de mudança cultural e as causas das interferências, criando a convicção partilhada na equipa de liderança sobre a necessidade vital de mudança cultural que aportará um valor elevado para o negócio;
- passando pelo desenho das intervenções culturais, criando um plano, concebendo iniciativas em sintonia com a cultura, ajustando a gestão de projetos de modo a influenciar e promover as mudanças e definir uma pequena lista de intervenções culturais;
- por último, é chegado o momento de gerir o programa de entrega do pretendido impacto, com as intervenções a serem continuamente monitoradas e ajustadas, em resposta às interdependências, ligações e efeitos da mudança natural;
Criar uma cultura de desempenho exige uma abordagem meticulosa para a gestão do desempenho das organizações, equipas e pessoas. Sendo a liderança e a disciplina elementos-chave dessa abordagem, não são os únicos. Haverá um guião para a mudança dos comportamentos e, por último, para a implementação, promoção e sustentação de uma cultura de desempenho.
Cândida Santos
Coordenadora do programa Novos Modelos de Gestão de Desempenho