3.ª Conferência I4.0 [Teerão]: "Hoje, o status quo é o novo status KO"
Nos dias 13 e 14 de julho André Jacques, CMO e membro da direção da Porto Business School e Diogo Quental, professor convidado da Porto Business School estiveram em Teerão para participar na 3.ª conferência I4.0, uma iniciativa organizada pelo Institute for Trade Studies and Research, o EPL - European Project Leaders’ Network Society e o BAHAMESTAN, que reuniu cerca de vinte especialistas de todo o mundo para discutir as tendências e refletir como e qual o impacto que a 4.ª revolução industrial está a ter e terá na economia.
A indústria está a viver uma profunda transformação, fruto do desenvolvimentos das novas tecnologias, da digitalização dos processos, da “internet of things”, com impacto direto nas funções internas, essenciais na cadeia de valor vertical e nas funções externas com impacto na cadeia de valor horizontal.
A Indústria 4.0 ou também denominada quarta revolução industrial está aí. Mas para que a total digitalização dos ativos físicos e na sua integração em ecossistemas digitais com os vários fornecedores da cadeia de valor aconteça é necessário que as indústrias se preparem, se tornem verdadeiras empresas digitais, com produtos e serviços melhorados por interfaces digitais e desenvolvidos com base em dados e informação dos clientes, permitindo, uma orientação cada vez mais “customer centric”.
Na sua intervenção, André Jacques destacou o impacto da nova era digital no Marketing, também ele a entrar na fase 4.0. Sobre as macro-tendências que estão a marcar esta nova era do marketing, André Jacques chamou a atenção para o fenómeno das culturas globalizadas e segmentos globais e os desafios que estes representam, a importância cada vez maior do marketing de conteúdo, da ascensão dos influencers, da modelação de opiniões via social media e da necessidade de uma abordagem human-centric do marketing, cobrindo todos os aspetos da customer journey.
Tendências que desvendam a cortina e apontam algumas das competências de futuro necessárias desenvolver, fruto da mudança a que assistimos. No futuro (e já no presente) assistiremos a uma mudança no paradigma de aprendizagem, sendo a curiosidade, a criatividade, a inteligência emocional, a empatia, a transdisciplinaridade, a ambidestria algumas das competências essenciais a desenvolver.
A rematar a sua apresentação, o CMO da Porto Business School deixou uma mensagem: A mudança está aí, é generalizada e o ritmo a que esta ocorre está a acelerar exponencialmente. Hoje, o status quo é o novo status KO.