Quase 100 alunos reuniram-se no 1º Encontro da Pós-Graduação Business Intelligence & Analytics no dia 6 de novembro. O evento foi organizado por um grupo de antigos alunos deste programa em colaboração com a Porto Business School através da organização Porto Business School Alumni.
Com este primeiro encontro da Pós-Graduação Business Intelligence & Analytics pretendeu-se promover a partilha de experiências, talentos e projetos dos alumni; ainda num cenário de pandemia este encontro realizou-se em formato híbrido, facilitando a todos a participação.
Depois de um almoço informal que fomentou momentos de troca de experiências e projetos, o programa da tarde continuou no Auditório Sonae.
Sob o tema “Desafios e Oportunidades na Venda e Entrega de Projetos Analíticos”, cinco antigos alunos partilharam os seus projetos e desafios.
Andreia dos Santos, Principal Analyst na Google, a viver e a trabalhar na Holanda, juntou-se a este Encontro via Zoom e partilhou os principais desafios dos projetos com dados e algumas estratégias eficientes. David Ferreira, Technology Delivery Lead Senior Manager na BI4ALL Norte Lead, partilhou algumas ideias sobre o processo de venda; apresentando alguns fatores vitais para uma entrega de projeto bem-sucedida.
Fábio Ferreira, Data Scientist no BNP Paribas Personal Finance, abordou o papel da metodologia agile no âmbito de um projeto de ciência de dados e a importância de uma equipa multidisciplinar e versátil. José Miranda, Data Scientist no Novo Banco, refletiu sobre a importância da data science no setor da Banca.
E Rita Barata da Silva, Director Data & Analytics na MAPFRE, partilhou o sucesso de um projeto de dados de uma companhia aérea low cost europeia; como é que a sua equipa passou de 5 para 100 colaboradores em quatro anos para transformar uma companhia aérea com um serviço de apoio ao cliente ineficiente na melhor companhia aérea low cost da Europa.
Em conversa com Fábio Fernandes, da 6ª edição da Pós-Graduação Business Intelligence & Analytics e um dos dois alunos dinamizadores deste encontro, ficamos a saber que a ideia surgiu com o objetivo"de alargar os almoços iniciais a todos os alunos das doze edições do programa. A escola disse logo que sim e apoiou em tudo”.
Sabina Santos, da 10ª edição da Pós-Graduação e impulsionadora deste evento, recorda que pensaram na quantidade de experiências que poderiam existir nas várias edições do programa; e foi esta ideia que nos fez “avançar e tentar que fosse uma realidade em conjunto com a Porto Business School”.
Em conversa com os oradores deste Encontro, a opinião é coesa. Para a Rita Barata da Silva, “é muito interessante! Eu vim de propósito. Queria rever alguns colegas. Apanhei um avião e aqui estou!”. David Ferreira destaca que são fundamentais “pela partilha de experiências e recordar velhas amizades". E destaca que “a Porto Business School é uma referência na área do Analytics”.
Andreia dos Santos acrescenta que estes eventos são uma “mais-valia para potenciais alunos para perceberem a variedade de empregos que esta Pós-Graduação facilita e escolher aquelas que melhor potenciam as suas próprias qualificações e preferências”.
Para Fábio Ferreira, “aprender com os colegas – a inteligência coletiva - faz todo o sentido”, por isso "espero que se repita":
José Miranda realça também a partilha de experiências e conhecimentos como uma das principais vantagens destes eventos; vital para a "arquitetura de projetos e compreender os “issues” que podem ocorrer durante as várias fases e que podem marcar a diferença entre o sucesso e insucesso”.
Para Fábio Fernandes, estes encontros são bons “pela reunião e amizade”, para “potenciar o recrutamento e partilha de oportunidades” e "dinamizar a comunidade, a escola e o programa que tem cada vez mais reputação no meio empresarial”.
Sabina Santos sublinha que estes momentos são importantes para os alunos compreenderem a potencialidade do programa: para os alumni trocarem experiências e manterem o contacto; para a Porto Business School que se mantém no centro de uma comunidade que trabalha "no futuro do “data driven” que já faz parte do nosso presente”.
Os diretores da Pós-Graduação Business Intelligence & Analytics acompanham a opinião dos alunos. Carlos Soares destaca “foi feito por alunos para os alunos; com uma forte componente de networking” e acrescenta que numa área onde o “hype” está um pouco inflacionado, neste evento os alunos partilharam a sua experiência do dia-a-dia e transmitiram de forma frontal e honesta “as coisas que correram bem e as coisas que correram mal”. Pedro Campos partilha do entusiasmo, realçando quanto estes eventos contribuem “para a interação entre alunos e para fazer acontecer a mudança. Hoje tivemos aqui alunos que partilharam os seus contactos e que estão à procura de novos talentos”.
Para fechar em grande este evento, a equipa organizadora proporcionou um momento de networking informal entre os participantes, promovendo o convívio, partilha de experiências e conhecimento, mas também de captação de talento nesta área de expertise.
Pode ver o vídeo resumo do 1º Encontro de Alunos e antigos Alunos da Pós-Graduação Business Intelligence & Analytics aqui.